• ti fasap

Combater o estigma é salvar vidas

Os alunos do 10º período do Bacharelado em Enfermagem promoveram, durante o mês de setembro, campanha contra a prevenção do suicídio, nas instalações da Fasap e em escolas públicas do município de Santo Antônio de Pádua.

São cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade que registra cada vez mais casos, principalmente, entre os jovens. Estudos apontam 96,8% dos casos de suicídio estarem relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. De 50 a 60% das pessoas que morreram por suicídio, nunca se consultaram com um profissional de saúde mental ao longo de suas vidas. 

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo foi desenvolvida no país, informando que o principal fator que impede as pessoas de procurarem ajuda é o preconceito, a importância de observar os fatores de risco e a necessidade do auxílio de um profissional especializado. Entretanto, fazem-se necessários o diagnóstico, a prevenção e a ajuda, porém atreladas às causas políticas, econômicas e sociais responsáveis por tal tragédia.



6 visualizações

Rua Deomar Jaegger, n. 2, Bairro Alequicis.

CEP: 28.470 000 - Santo Antônio de Pádua/RJ

​​

Tel: (22) 3853-3393

Tel: (22) 3851-0667