Comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial

Comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial

Na noite do dia 18 de maio de 2020, em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, o curso de Psicologia, da FASAP, organizou um grande encontro online onde foram abordados temas relevantes da área, tais como (a)o cenário político atual no Sistema Único de Saúde, (b)gestão em saúde mental e saúde coletiva, (c)organização e funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, (d)CAPS, (e)Ambulatório, (f)Residência Terapêutica e (g)Humanização e Matriciamento em Saúde Mental.

Na ocasião, participaram do encontro Pedro Gabriel Delgado (psiquiatra e professor do NUPPSAM/IPUB/UFRJ e ex Coordenador Nacional de Saúde Mental, do Ministério da Saúde), Daniel Elia (psicólogo e atual coordenador de Atenção Psicossocial da Secretaria Estadual de Saúde, do Rio de Janeiro) e Sandre Aquino (psicóloga com especialização em Saúde Mental, pela UFRJ). O evento contou ainda com a presença da coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Santo Antônio de Pádua, Ana Lúcia Barros, com a professora Adriana Ruback e com o professor e diretor geral do Departamento de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio de Pádua, Allan de Aguiar, responsável pela mediação do encontro. Além disso, os(as) envolvidos(as) tiveram a honra de trocar experiências com colegas de várias regiões do estado, além de estagiários e estudantes de diversos cursos.

Estabelecido a partir do II Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, no ano de 1987, em Bauru - SP, o dia 18 de maio simboliza a luta por uma sociedade sem manicômios, e serve para assinalar que a subjetividade e o sofrimento mental não devem ser estigmatizados em diagnósticos, nem enclausurados em práticas desumanas e prescrições medicalizantes. O trabalho no campo da saúde mental se dá pela intersetorialidade, pela clínica ampliada, por uma interlocução de saberes que convida a reflexão constante de temas como clínica psicossocial, inclusão, cidadania, saúde coletiva, abuso e dependência de álcool e drogas, tratamento em rede assim como tantos outros, a partir de uma saúde pública, universal e de qualidade.

Mais uma vez é a FASAP, mesmo em tempos de isolamento social e pandemia, priorizando um ensino de qualidade e promovendo discussões aprimoradas, por meio de ações extencionistas, para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade.

Segue o link do evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=VobsrnKFaIQ&t=5s