FASAP ROSA - “A Conscientização é o Melhor Caminho”
top of page
  • Foto do escritorti fasap

FASAP ROSA - “A Conscientização é o Melhor Caminho”

A campanha do “Outubro Rosa” é um evento anual realizado mundialmente em outubro. O movimento nasceu com o objetivo de mobilizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como tratar dos direitos decorrentes, como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo-se, assim, um tratamento de qualidade.

Dessa forma, com o fim de também trazer conscientização, nasceu o “FASAP ROSA - A Conscientização é o Melhor Caminho”, que busca proporcionar aos estudantes e a sociedade em geral conhecimento acerca do tema. Neste ano, foi promovida uma importante e esclarecedora palestra sobre o tema, ministrada por duas brilhantes profissionais, especialistas na área de enfermagem e psicologia.

As apresentações ocorreram durante a semana de 26 a 30 de outubro de 2020, e contou, ainda, com a participação ativa de estudantes e docentes dos cursos da FASAP, que fizeram vídeos, textos explicativos e elucidativos, com postagens pelo Instagram da FASAP, trazendo informação e conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.


No dia 26/10/2020, a Fasap promoveu o “Direito as Postagens”. Na ocasião, com o intuito de trazer informação, os estagiários do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) produziram um material relevante, com conteúdos relacionados aos DIREITOS DA PESSOA PORTADORA DO CÂNCER DE MAMA, que foram divulgados nas mídias da FASAP no dia 26/10/2020, abordando diversas temáticas, tais como o benefício previdenciário de incapacidade (auxílio-doença), isenção de pagamento do Imposto de Renda, IPI, ICMS e IPVA, desconto na conta de luz, possibilidade de quitação de imóvel, Lei da reconstrução mamária entre outros benefícios.

Já no dia 27/10/2020, os(as) estudantes Vitor Barros, Gabriel Souto, Lara Bairral e Isabella Lima, do 6º período do curso de Licenciatura em Educação Física - FASAP, produziram um material em vídeo abordando e esclarecendo sobre a IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, que foram divulgados nas mídias sociais.

No dia 28/10/2020, os alunos da Administração se uniram a campanha, promovendo uma ação nas redes sociais, denominada “A ADM veste esta causa”. O desafio foi vestir uma camisa rosa e postar uma foto nos stories (Instagram e Facebook) com uma mensagem de conscientização e prevenção. A hashtag utilizada foi “aadmvesteessacausa” e gerou engajamento de todo o corpo docente e discente, que, dessa forma, contribuíram para um maior alcance da Campanha.

Ainda no dia 28/10/2020, a FASAP promoveu uma importante palestra com o tema “A Conscientização é o Melhor Caminho”, tendo por palestrantes a enfermeira Maria Carolina Nascimento Pires, Especialista em Enfermagem Oncológica e Supervisora do Ambulatório de Quimioterapia do Instituto Oncológico, Hospital 9 de Julho - Juiz de Fora, MG e, também, a psicóloga Érica Cristina de Paula Tavares, Pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental e Psicopedagogia e atuante na Quimioterapia e pediatria do Hospital do Câncer de Muriaé.

O evento foi online e gratuito, tendo como público-alvo estudantes e corpo docentes da FASAP, bem como o público externo. Foi gerado certificado de horas de atividades complementares (4hrs), e contou com a participação de 339 inscritos e presença expressiva da comunidade interna e externa da instituição.

No dia 30 de outubro, foi a vez do Curso de Enfermagem, ocasião em que os alunos do 9° período produziram um material informativo para ser publicado no Instagram da faculdade, explicando sobre o que é o câncer de mama, quais são as ações de prevenção e identificação, os fatores de risco e os sinais e sintomas da doença.

Por fim, os alunos de psicologia elaboraram cards informativos, que foram divulgados nas redes sociais da FASAP também no dia 30/10/2020. Os assuntos abarcaram a contextualização do evento Outubro Rosa, os sintomas do câncer de mama e fatores de risco, os impactos psicológicos da doença no sujeito e como a atuação da psicologia pode auxiliar nos diagnósticos de câncer de mama. Foi possível destacar a importância da psicologia e do tratamento psicológico, tanto para os pacientes como para seus familiares, proporcionando um espaço onde possam elaborar e falar das angústias, tristezas e medo, encontrando novas formas de ressignificação desse processo.


Com absoluta certeza, A CONSCIENTIZAÇÃO É O MELHOR CAMINHO!




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page