top of page
  • Foto do escritorti fasap

Projeto CARREIRAS JURÍDICAS FASAP IV: “Concurso e carreira de Oficial de Justiça”

O “Projeto CARREIRAS JURÍDICAS FASAP” nasceu em fevereiro de 2021, com a proposta de apresentar aos alunos as diversas carreiras ligadas ao Direito.

Assim, o Curso de Direito da FASAP promoveu, no dia 21 de março de 2023, a 4ª edição do Projeto CARREIRAS JURÍDICAS FASAP, tendo por palestrante a Oficial de Justiça Federal, Flávia Teixeira Silva Pires (Breve currículo: Oficial de Justiça Federal. Mestranda do Programa de Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Especialista de Direito Civil e Processo Civil (Faculdade de Direito de Campos). Pós-graduanda em Teologia Sistemática no Centro Presbiteriano Andrew Jumper do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Bacharel em Direito. Autora do Livro Devocional Confie e do Livro Leveza: Poemas para alma. E-mail: flaviatspires@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/3255395174210997).

Na abertura do evento, a Coordenadora do Curso, ressaltou a importância do Projeto, para que os alunos aproveitassem esses eventos promovidos pela IES para adquirir conhecimento e ver, na prática, a atuação profissional de um operador do Direito.

Posteriormente, foi passada a palavra a mediadora da noite, a professora Karine Bastos, que pôde trazer um breve introdutório sobre o Dia Nacional do Oficial de Justiça, que é comemorado em 25 de março, conforme preconiza a Lei Federal n.º 13.157/2015 e, portanto, a justificativa da escolha dessa carreira profissional tão importante para a Justiça .

Passada a palavra a palestrante, esta ministrou aos acadêmicos de Direito da Instituição uma palestra com o tema “Concurso e carreira de Oficial de Justiça”, proporcionando aos acadêmicos uma experiência ímpar em relação a atuação do Oficial de Justiça e de sua importância para o processo, para o jurisdicionado, bem como trouxe aos presentes as inovações do Direito na área virtual, mas sempre ressaltando a importância da humanização do profissional, como prevê a Justiça 5.0.

Com experiência há 16 anos na atividade profissional de Oficial de Justiça, a palestrante pôde trazer um pouco de seu histórico de vida profissional, desde a fase dos estudos para o Concurso do TRF da 2ª Região até o momento da atuação na função pública, trazendo aos alunos presentes casos reais vinculados a atividade de oficial de justiça, respondendo, ainda, às perguntas feitas pelos alunos presentes.

Ao final, a palestrante ressaltou a importância da “Comunicação Judicial” pelo OJ, expondo que “O oficial de justiça que abraça sua função como um comunicador por excelência tem a oportunidade de ser o elo de aproximação entre a justiça e o cidadão.”

O evento foi gratuito, com expressiva participação dos alunos e presença dos professores, tendo 150 pessoas aproximadamente no evento.







73 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page