Atividades Complementares | Fasap
top of page

Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares -
Regimento das Atividades Complementares - 

Apresentação:

As Atividades Complementares foram instituídas pelo Ministério da Educação, por meio do Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior nº 67 que define o Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. De acordo com esse parecer, as Atividades Complementares devem integralizar a estrutura acadêmica da instituição de ensino superior. Elas devem atender, em geral, aos objetivos de ensino, da pesquisa e da ética profissional. Necessitam, ainda, obedecer às condições estabelecidas pelo regulamento da Instituição.

O aluno de graduação deverá cumprir a carga horária de Atividades Complementares exigida para o seu curso, ao longo do mesmo. Essas atividades podem ser desenvolvidas de diversas maneiras: participação em eventos acadêmicos; produção de artigos científicos; participação em seminários; simpósios; congressos; atuação em projetos e programas de extensão; cursos relacionados à sua área de formação; jornadas; eventos sociais; culturais; socioambientais; atividades on-line afetas à área do graduando; etc.

A escolha das atividades deve objetivar a flexibilização do currículo pleno e a contextualização do ensino aprendizagem, propiciando ao aluno a ampliação de seus conhecimentos, a diversificação temática e o aprofundamento interdisciplinar como parte do processo de individualização da sua formação acadêmica, ética, social e profissional.

É Importante que o aluno visite regularmente a Coordenação de Atividades Complementares para acompanhar o desenvolvimento de sua carga horária. O aluno só estará em dia com suas exigências acadêmicas quando cumprir os créditos referentes às disciplinas, a carga horária de Estágio Curricular, apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso e cumprir a carga horária de Atividades Complementares.

           

 

JEUZIANE DUARTE LAMIM

Coordenadora de Atividades Complementares da FASAP.

Professora dos Cursos de Bacharelados em Administração e Psicologia - FASAP

Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais.

Especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.

Especialista em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar

Bacharel em Administração.

Licenciada em Geografia

bottom of page