Bibliotecas Virtuais | Fasap
top of page

BIBLIOTECAS VIRTUAIS

 

 

A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde - Brasil (Rede BiblioSUS) tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo BVS.

Acesse: https://bibliosus.saude.gov.br/

 

 

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.

Acesse: Biblioteca do BNDES

 

 

 

Encyclopædia Britannica, Inc., sediada em Chicago.

Acesse: www.britannica.com

 

 

 

BVS – A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) abrange uma rede de fontes de informação que promove o acesso à informação para profissionais da saúde, acadêmicos, estudantes e pessoas interessadas na área.

Acesse: http://regional.bvsalud.org/php/index.php

 

 

 

 

 

 

Portal Domínio Público promove o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

Acesse: www.dominiopublico.gov.br

 

 

 

A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944. Seu objetivo inicial era preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País. Na época, o Brasil já começava a lançar as bases para o crescimento que se confirmaria nas décadas seguintes. Antevendo a chegada de um novo tempo, a FGV decidiu expandir seu foco de atuação e, do campo restrito da administração, passou ao mais amplo das ciências sociais e econômicas. A instituição extrapolou as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação, até converter-se em sinônimo de centro de qualidade e de excelência.

Acesse: Biblioteca da FGV

 

 

 

Portal de Periódicos FIOCRUZ

Artigos, notícias, entrevistas, vídeos e infográficos com base na produção científica em saúde.

Acesse: http://periodicos.fiocruz.br/

 

 

 

O Google Scholar (Google Acadêmico em português) é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. Lançado em Novembro de 2004 passou a oferecer buscas em língua Portuguesa em 10 de janeiro de 2006.

Acesse: http://scholar.google.com.br/

 

A transferência de tecnologias da informação é uma das ações que consolidaram o IBICT como referência na área no Brasil e no exterior. O seu corpo técnico realiza a absorção e personalização de novas tecnologias, repassando-as a outras entidades interessadas na captura, distribuição e preservação da produção intelectual científica e tecnológica. Como alguns exemplos desse esforço, citam-se a coleta automática de registro e disseminação de teses e dissertações, a editoração de revistas eletrônicas e os repositórios de documentos digitais de diversas naturezas (desde documentos textuais a publicações multimídia). Tais produtos e serviços fazem do Brasil a quinta maior nação em número de repositórios digitais, à frente de potências econômicas como o Japão, França, Itália e Austrália, e a terceira em quantidade de publicações periódicas de acesso livre.

Acesse: Biblioteca Digital do MEC

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

 

 

 

CAPES – Coleção de periódicos com textos completos cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Letras e Artes.

Acesse: :http://periódicos.capes.gov.br

 

 

 

Dicionário e gramática da Língua Portuguesa.

Acesse: www.priberam.pt

 

 

 

A Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi) tem como objetivo garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação neste espaço virtual especializado, assegurando ao psicólogo e pesquisador da Psicologia o acesso eficiente, online e eqüitativo aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet.

Acesse: www.bvs-psi.org.br

 

 

 

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

Acesse: www.scielo.br

 

 

 

O Scielo Livros é uma coleção com mais de 500 livros nacionais e acadêmicos de livre acesso.

Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores deebooks,tablets,smartphonese telas de computador. Além do Portal SciELO Livros as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicados

http://books.scielo.org/

 

 

 

SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática)

Reúne mais de 600.000.000 de informações agregadas possibilitando a geração de tabelas, gráficos e cartogramas.

http://www.sidra.ibge.gov.br

 

 

 

O Senado Federal é uma das casas do Congresso Nacional, ao lado da Câmara dos Deputados. Foi criado em 1824, com a primeira Constituição do Império. Desde então, tem exercido papel fundamental na consolidação da democracia e na estabilidade das instituições.

Acesse: Rede Sabi (Senado Federal)

 

 

 

A BCE (Biblioteca Central) é o órgão da Universidade de Brasília responsável pelo provimento de informações às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade. Mantém um rico acervo, atendendo às demandas dos discentes, docentes e comunidade. Sua equipe é composta por bibliotecários, auxiliares administrativos, auxiliares operacionais e estagiários preparados para atender aos usuários, orientando-os em suas necessidades informacionais.

Acesse: Biblioteca Central da UnB

 

 

 

ACERVO DIGITAL VEJA: desde sua primeira edição em 11 de setembro de 1968 até a presente data.

Acesse: http://veja.abril.com.br/acervodigital/

 

 

 

É uma enciclopédia multilíngüeonlinelivre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias.

Acesse: http://pt.wikipedia.org

rede bibliosus
bndes
Encyclopedia Britannica
Biblioteca Virtual em Saúde
Domínio Público
FGV
google acadêmico
capes
ibict
priberam
biblioteca virtual em saúde psicologia
scielo
scielo livros
ibge
senado federal
universidade de brasília
veja
wikipedia
bottom of page