Engenharia Civil | Fasap
top of page

ENGENHARIA CIVIL - BACHAREL

engenharia logo.png

DADOS DO CURSO

COORDENAÇÃO: Frederico Martino Simonini da Silva

ENSINO 

 

O Bacharel em Engenharia Civil deve ser um profissional crítico, reflexivo e empreendedor, para isso, é preciso estar inserido no mundo, compreendendo as transformações sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais, com uma visão humanística e ética. O Engenheiro Civil é capacitado a absorver e

desenvolver novas tecnologias, atuando de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas em atendimento as demandas da sociedade.

O campo de atuação do Engenheiro Civil é bastante amplo. Sua formação permite realizar e coordenar projetos nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Materiais, Geotecnia, Transportes, Hidrotecnia, Saneamento, Meio Ambiente e Engenharia Legal, preparar orçamentos e planejamentos de obras, coordenar, controlar e fiscalizar obras, estando apto para atuar desde a concepção, planejamento, projeto, execução ou implantação, operação, manutenção, supervisão e o controle das edificações em geral, das infra-estruturas, de sistemas de transportes, recursos hídricos e saneamento, em observância aos princípios da segurança, da economia, da durabilidade e do respeito ao meio ambiente.

As Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação dizem que o Engenheiro deve ser dotado das seguintes habilidades e competências: aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; identificar, formular e resolver problemas de engenharia; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; atuar em equipes multidisciplinares; compreender e aplicar à ética e responsabilidade profissionais; avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia e assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Obedecendo as essas exigências a FASAP estrutura-se de modo a proporcionar uma formação humanista e generalista ao Bacharel em Engenharia Civil, garantindo-lhe condições de se tornar um agente de mudanças, que utilize normas e princípios como instrumentos hábeis à compreensão de situações complexas e intrínsecas ao seu ramo de atuação. Além disso, o egresso de Engenharia Civil estará apto a dominar as tecnologias e métodos para um contínuo desenvolvimento de competências e aplicação de conhecimentos adquiridos.

O CURSO

Para a concepção do Bacharelado em Engenharia Civil foram considerados os seguintes dispositivos legais:

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia;

E as recomendações do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e do Conselho Federal de Educação (CFE).

A Faculdade Santo Antônio de Pádua (FASAP) obteve seu credenciamento através da Portaria 702, de 18 de março de 2004, publicada no DOU em 19 de março de 2004.

Iniciando suas atividades acadêmicas com o Bacharelado em Engenharia Civil através da Portaria nº. 120, de 15 de março de 2013, publicada no Diário Oficial da União em 18 de março de 2013, página 42, seção 1, sendo uma instituição de formação de profissionais de nível superior e de domínio e cultivo do saber.
 

O Curso de Graduação Bacharelado em Engenharia Civil da FASAP dispõe:
 

Carga Horária total: 3.700 (três mil, setecentos) horas-relógio, incluindo o Estágio Profissional Supervisionado, com 240 (duzentas e quarenta horas), integralizado ao longo do 9º e 10º períodos. As Atividades Complementares, com 200 (duzentas) horas, integralizadas ao longo do curso, e o trabalho de Conclusão de Curso, com 99 (noventa e nove) horas, a ser desenvolvido ao longo do 9º e 10º períodos do curso;

 

Limite mínimo de integralização do curso: 5 (cinco) anos = 10 (dez) semestres;

 

Limite máximo de integralização do curso: 8 (oito) anos = 16 (dezesseis) semestres;

 

Vagas totais/anuais: 40 (quarenta) vagas, no período noturno;

 

Semestre letivo: 100 (cem) dias;

CORPO DOCENTE

CHARLES OLIVEIRA MAGALHÃES

Área de Conhecimento:

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática; Especialização em Matemática; Mestrado em Ensino.

Email: charles.magalhães@hotmail.com

Curriculo Vitae: Visualizar

JÚLIO CÉSAR CORRÊA DE OLIVEIRA

Área de Conhecimento:

Graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas e Computação; Mestrado em Sistemas em Modelagem Computacional; Doutorado em Modelagem Computacional.

Email: jcoliveira.prof@yahoo.com.br

Curriculo Vitae: Visualizar

faixa de curso - engenharia civil 2.png
bottom of page