“DEFENSORIA PÚBLICA"

“DEFENSORIA PÚBLICA"

acesso à justiça, carreira do Defensor Público, estrutura e o funcionamento do órgão”.

A Defensoria Pública, segundo informações expostas no site do próprio órgão do Estado do Rio de Janeiro, é “uma instituição pública cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica aos cidadãos que não possuem condições financeiras de pagar as despesas destes serviços. Além disto, promovemos a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável” (Fonte: https://defensoria.rj.def.br/Institucional/o-que-e-defensoria)

Assim, com o intuito de falar sobre esta importante instituição que auxilia no acesso à justiça, foi proporcionado aos alunos do 9º período e aos ingressantes do Curso de Direito da FASAP o tema “DEFENSORIA PÚBLICA: acesso à justiça, carreira do Defensor Público, estrutura e o funcionamento do órgão”, tendo por palestrante o Defensor Público do Estado do Rio de Janeiro, o Dr. David de Vasconcelos Silva (Graduação e Mestrado em Direito pela UERJ. Defensor Público) que falou sobre carreira, concurso e atuação prática do Defensor Público.

O palestrante ainda passou aos alunos presentes sobre a importância da Defensoria Pública para os que não têm condições de contratar advogados, sobre a promoção de direitos humanos, o direito à defesa judicial ou extrajudicial, as garantias do Estado, dentre outros assuntos de extrema relevância e importância.

O evento foi realizado no dia 31/03 e teve a mediação da Prof.ª Carina S. Abreu Souza e do Professor Giordano Barreto, contanto com expressiva participação dos alunos.