DIREITO EM TELA: POLÍTICAS PÚBLICAS

DIREITO EM TELA: POLÍTICAS PÚBLICAS

O projeto “DIREITO EM TELA” nasceu com a proposta de trazer palestrantes para tratarem de temas correlatos ao Direito. Em geral, o evento é realizado no período do horário de aula, e conta com a participação do professor da disciplina como mediador.

No dia 15/06/2021, ocorreu mais uma edição do evento, que teve como temática central as Políticas Públicas. Tendo em vista que temática desenvolvida integra a organização curricular dos cursos de Direito e Psicologia, foram selecionados, como público-alvo, estudantes do 1º de ambos os cursos.

O evento contou com a participação das seguintes palestrantes:

1. FERNANDA MATOS - Pesquisadora em Residência Pós-Doutoral em Administração na UFMG. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Administração, Mestre em Turismo e Meio Ambiente, também fez MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Coautora dos livros Políticas Públicas; Aliança Estratégica e Governança Pública, pelas editoras Atlas e Alínea. Consultora Técnica da Editora Pearson. Atua como Subcoordenadora geral do Projeto Governança dos Recursos Hídricos, financiado pela CAPES/ANA.

2. Reinaldo Dias - Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, meio ambiente, Gestão e política pública. Autor de vários livros pelas principais editoras do país e do exterior como: Atlas (Grupo GEN), Pearson, Saraiva entre outras. Atuou como professor e Coordenador de curso em instituições de ensino como a Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e a Universidade Paulista (SP) entre outras. Recebeu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, certificado de Menção Honrosa em reconhecimento à excelência da produção científica.

Na ocasião, os palestrantes traçaram uma síntese da Ciência Política no Brasil, buscando uma contextualização do tema e retratando a importância da Ciência Política para o conhecimento de Políticas Públicas.

Ademais,trataram sobre diversos aspectos relacionados às políticas públicas, tais como a necessidade de uma maior participação popular na vida pública e na política e como de podemos contribuir para uma sociedade melhor, independente da área profissional que seguirmos.

Ao final, os palestrantes ressaltaram que as “políticas públicas” começam em casa, no trabalho, onde estivermos, ocasião em que devemos buscar melhorias iniciando em nós, como cidadãos.

O evento foi on-line e gratuito, e contou com expressiva participação dos alunos e professores, tendo mais de 50 pessoas on-line concomitantemente.