ESCOLA DE PRERROGATIVAS – OAB/RJ e FASAP

ESCOLA DE PRERROGATIVAS – OAB/RJ e FASAP

Em julho de 2019, a OAB/RJ lançou a campanha ESCOLA DE PRERROGATIVAS. Trata-se de um “projeto que visa a disseminar o conhecimento sobre os direitos do advogado no exercício profissional de forma abrangente, incluindo setores da sociedade além da advocacia.” (Disponível em: <https://www.oabrj.org.br/noticias/oabrj-lanca-escola-prerrogativas> Acesso em 12 mai. 2021).

Dessa forma, no dia vinte de maio de 2021, numa parceria da FASAP com a OAB/RJ, foi proporcionado aos alunos(as) do Curso de Direito, bem como aos(às) advogados(as) da região, a ESCOLA DE PRERROGATIVAS, com o objetivo de apresentar a importância da advocacia e suas prerrogativas, bem como permitir a compreensão de como é fundamental o papel desempenhado pela advocacia na sociedade e na busca por justiça.

Na ocasião do evento, dois temas foram abordados pelos seguintes e ilustres palestrantes convidados:

· 1. Palestra: Prerrogativas em espécie - Palestrante: Miguel Barreto (Advogado. Professor convidado da Universidade Católica de Petrópolis - RJ. Professor adjunto da Faculdade Lusófona - RJ. Professor da Escola de Prerrogativas da OAB/RJ. Membro efetivo do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB). Apresentador do programa semanal Direito e Cidadania em Evidência. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Petrópolis - RJ. Doutorando em Direito pela Universidade Veiga de Almeida - RJ. Autor de livros e artigos jurídicos).

· 2. Palestra: Criminalização das Prerrogativas - Palestrante: Saulo Furtado (Advogado inscrito na OAB Seccional Rio de Janeiro; Mestre em Direitos Humanos, Processo e Justiça pela UCP; Pós graduado em ciências criminais pela PUC/MG; Professor da Escola de Prerrogativas Seccional OAB/RJ; Membro da Comissão de Direito Criminal do IBRAPEJ (Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Jurídicos).

Destaca-se que, o evento teve a participação do Dr. Luiz Felipe Alves Tostes, Ex-aluno da FASAP; Advogado inscrito na OAB Seccional Rio de Janeiro; Sócio proprietário do escritório: Tostes, Rizzo & Brum Advogados Associados; Professor da Escola de Prerrogativas Seccional OAB/RJ; Coordenador da Escola de Prerrogativas OAB/RJ na regional: Serrana e Noroeste Fluminense; Presidente da Comissão OAB Jovem 10ª Subseção; Membro da Comissão de Direito Criminal do IBRAPEJ (Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Jurídicos), que apresentou a ESCOLA DE PRERROGATIVAS, assim como foi um dos mediadores do evento.

Durante as suas falas, os palestrantes também deram enfoque a importância da advocacia para a sociedade, bem como trouxeram à tona os problemas enfrentados na defesa dos direitos dos advogados, abordando também sobre as prerrogativas em espécie e, ao final, sobre a criminalização da advocacia.

Ademais, durante todo o evento, os(as) participantes inscritos(as) puderam fazer comentários e perguntas no chat ao vivo do youtube da FASAP, e, ao final, teceram elogios aos palestrantes e sobre o evento promovido pelo Curso de Direito da Instituição.

Destaca-se que a mediação ocorreu por conta da Coordenadora do Curso de Direito da FASAP, Carina S. Abreu Souza.

O evento foi on-line e gratuito, com expressiva participação dos alunos e dos professores do Curso, tendo mais de 170 pessoas inscritas no evento.