MERCADO DE TRABALHO E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES
top of page
  • Foto do escritorti fasap

MERCADO DE TRABALHO E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES

Considerando que, em maio, comemora-se o dia do trabalho, o presente evento nasceu com o objetivo de tratar sobre o mercado de trabalho e a inclusão da pessoa com deficiência, trazendo informações sobre os direitos, analisando os desafios, assim como sobre a realidade prática. Buscou-se, ainda, debater acerca da importância da inclusão como ferramenta de democratização e acesso ao mercado.

Na ocasião do evento, participaram os(as) ilustres palestrantes:


1. Dr. Geraldo Nogueira é Graduado pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas (SUESC), fez pós-graduação em Magistério Superior em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ) e Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino (UMSA– sem defesa de tese). Advogado militante atua nas áreas de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Direito da Pessoa com Deficiência, em caráter contencioso ou preventivo. Atualmente é Presidente de Honra da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPDOAB/RJ); Vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico (CEJ-OAB-Barra); membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão - COMAI (TJERJ). Foi Membro do Conselho Pleno da OAB-RJ, fundador Presidente e Vice-presidente das Comissões dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ e do empreendedorismo Jurídico da OAB-Barra; Subsecretário da Pessoa com Deficiência e do Trabalho do Município do Rio de Janeiro; fundador e Diretor Jurídico do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independentes (CVI-Brasil) e Vice-Presidente para América Latina da Rebilitation International (RI). Livros publicados: Pessoas com deficiência: opinião e crítica, editora H.P. Comunicação Associados, Rio de Janeiro, 2019 e; Organizando uma associação e garantindo direitos, editora H.P. Comunicação Associados, Rio de Janeiro, 2020.


2. Márcio Aguiar é Graduado em Fisioterapia; Especialista em Administração Pública; Chefe do Serviço de Ambiência e Acompanhamento de Pessoas do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro; Secretário-Geral da Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB.


3. Éverton Almeida – Gerente de RH da Smufitt Kappa.


Durante as suas falas, os palestrantes puderam contar um pouco de sua história de vida, além da trajetória profissional, apontando os desafios, as lutas e as conquistas, além de destacarem a importância da inclusão da pessoa com deficiência, não apenas no mercado de trabalho, mas também em toda a sociedade.

Destaca-se participação do funcionário da Smufitt Kappa, Charles Mattos de Souza, convidado pelo palestrante Éverton, que, com muita alegria, pôde falar um pouco de suas atribuições na Empresa, assim como demonstrar que a inclusão é o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária.

Ademais, buscando realmente a inclusão, o evento promovido pelos Cursos de Administração e Direito contou com a presença de uma intérprete de libras, Edna de Oliveira.

Durante todo o evento, os participantes inscritos puderam fazer comentários e perguntas no chat ao vivo do youtube da FASAP, e, ao final, teceram elogios aos palestrantes e sobre o evento promovido pelos Cursos de Administração e Direito da Instituição. A mediação ocorreu por conta das Coordenadoras e Professoras, Carina S. Abreu Souza e Juliani Rohen.

O evento foi on-line e gratuito, e contou com expressiva participação dos alunos e dos professores dos cursos, além do público externo, totalizando mais de 200 pessoas inscritas no evento.




22 visualizações0 comentário
bottom of page