Setembro Amarelo: O suicídio visto pelas lentes de uma câmera

No dia 19, em alusão ao "Setembro Amarelo", mês da conscientização e prevenção do suicídio, foi exibido, para os alunos do Bacharelado em Psicologia, o filme Elena, no intuito de levantar o debate sobre um tema tão presente na sociedade moderna.

A dor de perder alguém que se ama, para o suicídio, grita por sentido. O filme Elena (2012), de Petra Costa, premiado em várias partes do mundo, é um documentário baseado na vida da atriz Elena Andrade, sua irmã mais velha. A obra aborda o suicídio de Elena e a busca de Petra numa tentativa de elaborar o luto da perda da irmã através da arte cinematográfica.

Após a projeção, aconteceu proveitoso debate onde foram levantadas inúmeras e importantes questões sobre a vontade e/ou o ato ou a tentativa de alguém tirar a própria vida.

O evento aconteceu nas dependências do CIEP 469 e além dos alunos, participaram dos debates, a Professora Ana Lúcia, Coordenadora do Curso, e as Professoras Sorane Decothé, Adriana Ruback e Jesiane Marins.