15° Semana da Enfermagem FASAP

15° Semana da Enfermagem FASAP

O Mês de maio é especial para os profissionais de enfermagem. No dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro e o dia 20 de maio o Dia Nacional do técnico de Enfermagem. Com o objetivo de celebrar esses dias foi instituída a Semana Brasileira de Enfermagem, dos dias 12 a 20 de maio com o propósito de dar ampla divulgação as atividades da enfermagem e, também, discutir as atualizações na área da saúde.

O tema da semana da enfermagem da FASAP está em consonância com A 84ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) terá como tema central “Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver”. A Comemoração da Semana da enfermagem acontece em um cenário nacional de “esperançar”, a conquista recente da aprovação do piso salarial da enfermagem. Mas permanece o enfrentamento de velhos desafios na busca pelo reconhecimento do valor do trabalho e por melhores condições laborais, assim como os novos desafios, como a própria implementação do piso salarial aprovado.

Neste contexto, a valorização do trabalho em enfermagem é mais do que um desejo. Se constitui como necessidade e um chamado para a luta coletiva por condições adequadas de trabalho e direitos trabalhistas, por remuneração digna e pela defesa de uma sociedade organizada em torno do desenvolvimento sustentável e do bem viver.

Para tanto, é imprescindível reconhecer e valorizar o trabalho da enfermagem como um campo de trabalho essencial para a qualidade da atenção à saúde em todos os níveis, assim como para a formulação e operacionalização das políticas de saúde no Brasil e no mundo. Esse é um processo de conquista social que exige organização política e que, aliada ao desenvolvimento técnico e científico possa disputar e consolidar espaços de poder na sociedade.

No dia 10 de maio sediamos o Capacita Coren, o programa oferece gratuitamente, aos profissionais de enfermagem, cursos, oficinas, palestras com certificação, temáticas atualizadas e relevantes para o exercício ético e legal da enfermagem. A palestra foi ministrada pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem Lilia Prates Belem Behring com o tema Atualizações do Suporte Legislativo no Atendimento a Parada Cardiorrespiratória. Foi um momento leve e de muito aprendizado, para quem deseja adquirir conhecimentos importantes na assistência!

Já no dia 11 de maio recebemos o Enfermeiro do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro Tenente Bruno Lanes Jardim com o tema Suporte Básico de Vida. Os alunos tiveram a oportunidade de praticar o atendimento à parada cardiorrespiratória- PCR com a supervisão do palestrante. O evento teve a mediação da Prof.ª e Coordenadora do Curso de Enfermagem Luiza Cosendey Souza contanto com expressiva participação dos alunos.