Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela

Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Os alunos do Bacharelado em Enfermagem apoiaram a campanha desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde, lançando a campanha Outubro Rosa, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia, intensificando a importância da divulgação, não apenas em outubro, mas ao longo do ano, considerando ser o cuidado com as mamas uma preocupação permanente.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A prática de atividade física e a alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco do desenvolvimento do câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem procurar os serviços de saúde e fazerem mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes da apresentação dos sintomas.