Dia do Psicólogo: A comemoração de uma data gerando conhecimento

Dia do Psicólogo: A comemoração de uma data gerando conhecimento

Os estudantes do Bacharelado em Psicologia, em comemoração ao Dia do Psicólogo, organizaram para aquela data, 27 de agosto, dois eventos de grande significado: um seminário abordando a Depressão e uma Oficina sobre a Bioenergética.

O seminário, sob a responsabilidade das alunas Milena Camacho Resende e Gilmara Marchete Amorim, do 8º período, abordou “A influência das emoções nos sintomas físicos: Depressão, uma doença real”. Inicialmente, Milena fez um histórico da Depressão, as intercorrências psicossomáticas e a descrição nosológica. Dando sequência, Gilmara focalizou as formas de tratamento da Depressão bem como as possibilidades de se enfrentar este transtorno. O encerramento do evento aconteceu com a abertura de espaço para uma intensa e entusiástica participação do público.

Concomitante ao seminário, os estudantes Inácio Erthal Soares e João Victor Rabello, também do 8º período, organizaram a “Oficina de Bioenergética” tendo como objetivo principal promover o encontro e interação entre estudantes e docentes do Bacharelado de Psicologia. As atividades foram centralizadas na “Teoria Bioenergética”, do Psicanalista Alexander Lowen, discípulo de Wilhem Reich. Segundo ela, a personalidade deve ser compreendida como função do corpo e de seus processos energéticos (produção da energia através da respiração e do metabolismo e descarga de energia pelo movimento).

Aberto aos demais cursos da FASAP, o evento contou também com a presença de grande público externo, marcando significativamente, o Dia do Psicólogo.