“FASAP CONVIDA: Assistência Social e Vulnerabilidade Social: aspectos práticos.”

O Direito Previdenciário corresponde a uma importante área do Direito que está em constante atualização. As recentes alterações na legislação, assim como na jurisprudência, despontam a necessidade de atualização e consistentes discussões sobre diversos temas previdenciários, exigindo-se, assim, novos conhecimentos diante da nova, complexa e desafiadora realidade do ramo.

Assim, focado em temas atuais e de alta relevância para o direito previdenciário, em 13/10/2021, os cursos de Administração e Direito da FASAP ofereceram aos seus alunos e público externo a palestra “Assistência Social e Vulnerabilidade Social: aspectos práticos”, que teve por objetivo o de debater temas importantes na seara do Direito Previdenciário, bem como trazer conhecimento prático do assunto, contando com a participação de palestrantes de notório conhecimento da matéria.

Iniciando a palestra, a palestrante Dra. Viviane Behrez trouxe o tema “BPC e os critérios de avaliação social”, onde pode falar da criação da LOAS, ressaltando a sua importância como um todo. Após, tratou dos critérios de avaliação social, em especial sobre o crirtério renda e as recentes alterações legislativas (Lei 14.176/2021) e sobre o início de sua vigência. Ao final, trouxe julgamentos sobre o assunto, possibilitando uma maior clareza sobre o assunto.

Em seguida, com o tema “BPC: Estudos de Casos”, a palestrante Dra. Liliam Simões pôde trazer casos reais e seus desdobramentos, demonstrando a importância da humanização na atuação profissional.

Por fim, os ouvintes puderam aprender sobre o tema “Auxílio Inclusão e seus aspectos práticos”, proferida pela palestrante Dra. Aline Danelon, que tratou do conceito da Pessoa com Deficiência e, em seguida, sobre a Lei 14.176/2021, abordando os requisitos do Auxílio-inclusão, abordando o tema de forma interdisciplinar, demonstrando a importância que as Empresas devem ter pelo tema em comento.

Destaca-se que o evento teve a mediação da Prof.ª Carina S. Abreu Souza e da Prof.ª Juliani Rohen.

Ao final do evento, os alunos puderam fazer comentários e perguntas as palestrantes, demonstrando interesse sobre os assuntos debatidos.

O evento foi online e gratuito, com expressiva participação dos alunos, tendo mais de 170 pessoas inscritas no evento.