No dia 08 de março de 2021, comemoramos o Dia Internacional da Mulher com o evento “FASAP por elas”. Na ocasião, discorreu-se sobre a violência contra a mulher e a necessidade de avanços e reflexões quando nos referimos a esse problema. Para esse debate, contamos com as presenças da Biomédica doutoranda em Saúde Coletiva FIOCRUZ, Nayara Oliveira e do Delegado da Polícia do Estado de Minas Gerais, Rangel Martino.
Tivemos, ainda, as participações dos(as) alunos(as), professores(as) da FASAP e da comunidade externa. EM trocas realizadas com os(as) participantes, foi possível refletir sobre inúmeras questões, tais como: independência financeira, violência física, violência psicológica, violência moral, avanços da mulher nos ambientes doméstico e social, entre outras questões.
Além disso, a palestrante Nayara Oliveira apresentou sua pesquisa de doutorado, que tem objetivo investigar se a violência ocorrida contra a mulher ao longo da gestação acomete seus filhos ao longo da vida, no que diz respeito a prejuízos cognitivos e emocionais. E o Delegado Rangel Martino explanou sobre sua experiência enquanto responsável pela Delegacia da Mulher, apresentando os discursos do agressor e da vítima.
Comentarios