Formandos do Bacharelado em Enfermagem defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
top of page
  • Foto do escritorti fasap

Formandos do Bacharelado em Enfermagem defendem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Os conhecidos TCCs, item curricular de fundamental importância para a formação de um profissional capaz de enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais complexa foram defendidos pelos formandos do Bacharelado em Enfermagem, durante o dia 27 de maio, com os trabalhos iniciando-se às 14h e prolongando-se até às 21h30. Foram cinco bancas, a saber:

BANCA Nº. 01 – Orientador: Arandir de Souza Carvalho / Membros: Enoghalliton de Abreu Arruda e Bryelle Eccard de Oliveira Alves. AUTORA 01: Fabíola Gonçalves Ferras / Título:  A percepção do usuário acerca da atenção à saúde da população LGBT no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. AUTORA 02: Geane Jesoé Tancredo / Título: As dificuldades e os desafios do profissional enfermeiro no processo de trabalho da Estratégia de Saúde da Família. AUTOR 03: Gustavo da Silva Malhano / A profissão do enfermeiro sob a ótica dos acadêmicos de enfermagem. AUTORA 04: Isabella Viana Garcia - A atuação do enfermeiro do trabalho sob o olhar dos trabalhadores de uma empresa. AUTORA 05: Maria Carolina L. de Souza / As atribuições do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família sob o olhar das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. AUTORA 06: Monique de Oliveira Rodrigues / Atuação do enfermeiro na atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa. Finalmente, AUTORA 07: Thais Barbosa Teixeira / A percepção da equipe de enfermagem acerca da NR-32: conhecimentos e recomendações.

BANCA Nº. 02 – Orientador: Dinart Rocha Filho / Membros da banca: Ofélia Machado Mansur e Frederico Martino Simonini da Silva. AUTORA 01: Raila Lopes da Silva / Título: Atuação do enfermeiro na mudança de hábito do uso abusivo de psicotrópicos: benzodiazepínicos. AUTORA 02: Alzira Castro dos Santos / Título: Auditoria: Importância da qualidade assistencial prestada. AUTORA 03: Andresa Nunes da Silva / Título: Transtorno de personalidade Borderline (atuação do enfermeiro frente ao transtorno). AUTOR 04:  Bruno Gevigi Gonçalves / Título: Cuidados da enfermagem em saúde mental. AUTORA 05: Caroline Aguiar da Silva / Título: Amamentação na primeira gestação: principais dificuldades da lactante e o enfermeiro como agente facilitador. AUTORA 06: Elaine Tasca Rambaldi / Título: Síndrome de Burnout (mais próxima dos enfermeiros em seu ambiente de trabalho do que você imagina). AUTORA 07: Lúcia de Fátima Gomes Assis / Título: A importância do enfermeiro para o paciente no atendimento Home Care.

BANCA Nº 03 – Orientador: Enoghalliton de Abreu Arruda / Membros da Banca: Wânia Cristina Souza e Vanessa Gutterres Silva. Autora 01: Fernanda da Silva Natividade / Título: O profissional de enfermagem frente ao contexto do aborto no Brasil. AUTORA 02: Larisse de Souza Lessa / Título: A relevância do enfermeiro atuante na atenção básica à saúde nos contextos da adesão à vacinação. AUTORA 03: Mariana Fernandes Caldeira / Título: As vertentes da medicalização no contexto escolar (o enfermeiro como agente de transformação do cenário atual e caótico). Autora 04: Naylla Azevedo S. da Silva / Título: A atuação dos enfermeiros da atenção primária frente à criança autista. Autora 05: Nilmara Marcos de Souza / Título: Enfermeiros da ESF e a Educação Continuada como instrumento de otimização do processo de trabalho junto aos ACS. Autora 06: Viviane de Siqueira Silva / Título: A assistência de enfermagem frente a pacientes oncológicos em fase terminal. Autor 07: Wesley Teixeira Vieira / Título:  O enfermeiro frente ao atendimento do paciente idoso oncológico: o contexto da humanização

BANCA 03 – Orientador: Marcos Vinícuis Alves Ribeiro / Membros da Banca: Dinart Rocha Filho e Enoghalliton de Abreu Arruda. Autora 01: Bianca dos Santos Freire / Título: A educação permanente como instrumento de melhorias e reorganização do processo de trabalho do enfermeiro frente ao tratamento de queimaduras de origem térmica. Autor 02: Marcus Vinícius G. T. Oliveira / Título: Atuação do enfermeiro frente aos pacientes acamados portadores de lesão por pressão. Autora 03: Micaela Gouveia Santana / Título: A percepção de equipes de enfermagem sobre os aspectos emocionais da pessoa em hemodiálise. Autor 04: Paulo Aparecido Evangelista / Título: Conhecimento do enfermeiro acerca da prevenção do pré-diabético na Estratégia de Saúde da Família e os contextos da amputação. Autora 05: Simara Menezes da Silva / Título: Assistência de enfermagem no tratamento do paciente portador de esquizofrenia frente ao contexto familiar e social. Autora 06: Taina Rambaldi Brum / Título: Impactos da psoríase vulgar na qualidade de vida dos pacientes e o processo de trabalho do enfermeiro.

BANCA 04 – Orientador: Vanessa Gutterres Silva / Membros da Banca: Luciano de Souza Assis e Theresa Rachel Jacinto de S. Bomfim. Autora 01: Joyce de Oliveira Barbosa / Título:  Violência obstétrica: uma análise sobre a desumanização do parto e a violação dos direitos parturientes. Autora 02: Rafaela Lessa Tisse / Título: A importância do protocolo de sepse e sinais de alerta na abordagem inicial: uma contribuição da assistência de enfermagem. Autora 03: Raquel Cristina S. C. Rezende / Título: Papel do enfermeiro como gerente do centro cirúrgico: desafios e estratégias. Autora 04: Raysa dos Santos G. de Souza /Título: A importância da assistência de enfermagem no estímulo à amamentação. Autora 05: Renata Ferreira Souza / Título: A importância da assistência de enfermagem durante o atendimento ao recém-nascido na parada cardiorrespiratória. Autor Rodrigo Titonele Caminha / Título: A atuação do enfermeiro frente ao paciente com infarto agudo do miocárdio no setor de urgência e emergência.

TCCs defendidos, orientadores, membros das bancas e autores/formandos com a sensação total, plena e integral do dever cumprido. O próximo passo a ser dado? Os trabalhos serão formatados segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Como sói acontecer, na Faculdade Santo Antônio de Pádua (FASAP), a maioria destes trabalhos têm se transformado nos chamados "artigos científicos" e publicados em periódicos da Instituição (Anais, livro Premissas, jornais Conhecendo/Impresso e Conhecendo Online), assim como em publicações de circulação nacional. Trata-se, pois, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia, elemento fundamental da Matriz Curricular e que jamais poderá ser descurado, elemento integrante do terceiro tripé de uma Instituição de ensino superior que se quer grande – a Pesquisa, ao lado do Ensino e da Extensão.






93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page