OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA

No dia 30 de outubro de 2023, o auditório da FASAP foi o cenário de um evento de conscientização e informação sobre a importância do autocuidado no âmbito da saúde feminina, promovido pelo 8° período do curso de Enfermagem da instituição. O evento, inserido nas atividades da disciplina Extensão Integrada XIII, contou com a participação ativa dos alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, bem como do corpo administrativo feminino da instituição.

A iniciativa buscou não apenas disseminar conhecimento, mas também conscientizar a comunidade acadêmica e o público em geral sobre a relevância da prevenção e do autocuidado para a manutenção da saúde, especialmente no contexto das doenças femininas, como o câncer de mama e de colo de útero.

Durante a programação, uma roda de conversa enriqueceu a experiência dos presentes, com a participação de renomadas profissionais da área da saúde. Dentre elas estavam Mari Rosa, Educadora Física reconhecida por suas contribuições para a promoção da atividade física na prevenção de doenças; Fabíola Amorim, nutricionista com vasta experiência em saúde da mulher; Kétlin Ferreira, Esteticista renomada que discutiu os aspectos do autocuidado estético e sua relação com a autoestima; e Thalita Moraes, Enfermeira que abordou as principais medidas de prevenção dos cânceres que mais acometem as mulheres.

Durante o evento, foram abordados diversos temas relacionados à prevenção de doenças, promoção da saúde e bem-estar, além de estratégias práticas para o autocuidado diário. As discussões foram enriquecidas pela interação dos participantes, que puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências.

O compromisso e engajamento dos alunos, juntamente com o apoio da instituição, demonstraram a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o empoderamento da comunidade acadêmica e da sociedade em geral no que diz respeito à saúde da mulher.

Esse evento serviu como uma luz que orienta para a importância do cuidado e da prevenção, não apenas durante o Outubro Rosa, mas ao longo de todo o ano, reforçando a necessidade contínua de informação e educação para uma vida mais saudável e equilibrada.