Semana da Enfermagem 2021

Semana da Enfermagem 2021

Atualizado: 24 de mai. de 2021

A semana de enfermagem é um evento internacional. No Brasil, conforme DECRETO N 48.202/60, é celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.

A pandemia da Covid-19 transformou a vida dos profissionais de saúde em todo o mundo. As equipes de saúde tiveram suas jornadas e ritmos de trabalho ainda mais intensificados, além de outros elementos da precarização do trabalho, como as condições, relações e vínculos fragilizados, ao mesmo tempo em que vivenciaram desigualdades de valorização, respeito e reconhecimento social. Paralelamente, trabalhadoras(es) em enfermagem têm sido protagonistas em todos os espaços de enfrentamento da pandemia.

Neste sentido, nos dias 12 e 13 de maio de 2021, foi realizada a 13° Semana da Enfermagem FASAP com o tema: Enfermeiros: Uma Voz para Liderar - “Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde”. O objetivo desse evento foi debater sobre o processo de trabalho em saúde e em enfermagem no contexto de crise sanitária, social, econômica e política, a partir da seguinte pergunta norteadora: Que lições podem ser apreendidas com a pandemia e que sejam capazes de levar a profissão a um patamar mais alto na escala da valorização social e do reconhecimento das justas reivindicações das(os) profissionais?

No dia 12 de maio, participaram do evento a enfermeira Lilian Prates Belem Behring, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN – RJ), Maria Theresa Rossetti Massari, enfermeira, coordenadora do Eixo Saúde da Mulher do Portal de Boas Práticas do IFF/FIOCRUZ e de Vanessa Guterres, enfermeira, docente do curso de Enfermagem da Fasap e Secretária Municipal de Saúde do Município de Miracema. O tema eleito para o primeiro dia de evento foi “Trabalho em saúde e em enfermagem no contexto atual”.

No segundo dia do evento, 13 de maio, contamos com a ilustre presença da enfermeira, Tatiane Ribeiro da Silva, doutoranda e enfermeira assistencial no Hospital Monte Sinai de Juiz de Fora e do enfermeiro Fernando Sanches, Vinculado a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - PPC - Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Membro do Comitê de Crise do Covid-19 do Coren-RJ. A discussão teve como tema norteador “O futuro da enfermagem e dos cuidados em saúde pós-pandemia”.

A mediação em ambos os dias de evento aconteceu por conta da professora e coordenadora do curso de Enfermagem Luiza Cosendey.

O evento foi on-line e gratuito, aberto a participantes expertos, com expressiva participação dos alunos do curso, bem como do público externo, totalizando um público de, aproximadamente, 100 pessoas on-line no evento.