Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) um diferencial fasapiano inabalável

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) um diferencial fasapiano inabalável

Os Trabalhos de Conclusão de Curso, sinteticamente conhecidos como TCC, deverão ter, obrigatoriamente, a natureza de uma Monografia, transformando-se num importante marco na qualidade do ensino oferecido pela FASAP. O TCC é um trabalho científico, apresentado ao final do curso de graduação, síntese da formação universitária de cada novo profissional prestes a ser lançado no mercado de trabalho, seja como técnico, seja como pesquisador. Consiste num trabalho de pesquisa, onde o aluno, orientado por um professor, esboçará inicialmente um projeto de pesquisa fundamentado em um dos assuntos estudados durante a graduação. A partir do tema escolhido, o professor orientador indicará leituras ao aluno e esta revisão bibliográfica aprofundará seus conhecimentos sobre o tema. Os TCC's poderão se originar de pesquisas de revisão de bibliografia, coleta de dados ou mesmo experimentações. Concluindo o processo, o aluno apresentará o TCC a uma banca examinadora, composta por professores (de 3 a 5, incluindo o professor orientador), os quais avaliam o trabalho escrito e a síntese oral realizada pelo aluno. Estes trabalhos devem ser formatados segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Na Faculdade Santo Antônio de Pádua (FASAP), a maioria destes trabalhos têm se transformado nos chamados "artigos científicos" e publicados em periódicos da Instituição (Anais, livro Premissas, jornais Conhecendo/Impresso e Conhecendo Online), assim como em publicações de circulação nacional. Trata-se, pois, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia, elemento fundamental da Matriz Curricular e que jamais poderá ser descurado ou substituído por outra atividade.