VAMOS FALAR SOBRE AUTISMO?

VAMOS FALAR SOBRE AUTISMO?

No final de 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), com o objetivo de chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Dessa forma, com o fim de também trazer conscientização da população para tal questão, no dia 05 de abril de 2021,A Fasap promoveu o evento on-line “VAMOS FALAR SOBRE AUTISMO?”, proporcionando aos seus alunos(as), profissionais da educação e da saúde, bem como a sociedade em geral, uma importante e esclarecedora abordagem sobre o tema.

Na ocasião do evento, houve a presença de brilhantes profissionais, visando trazer informação acerca da luta pelos direitos daqueles que possuem diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a saber: Dra. Keyla Blank Decnop, juíza de Direito do TJRJ. Vice-Presidente do Fórum dos Direitos das Pessoas com Deficiência da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Comai - Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ; George Telles, Profissional de Educação Física, Conselheiro Profissional da REUNIDA – Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas; Pollyane Andrade de Carvalho Paiva, Professora Universitária e Psicóloga clínica na Apae de Muriaé, atuando com autismo. Os palestrantes trouxeram a perspectiva do tema sob à ótica das suas profissões, além de relatos práticos, destacando a importância do conhecimento e da conscientização sobre o autismo.

Durante as suas falas, os palestrantes também deram enfoque na importância da abordagem multidisciplinar no tratamento da pessoa com autismo, bem como trouxeram à tona discussões sobre temas como inclusão, políticas públicas e vivências autísticas.

Ademais, durante todo o evento, os participantes inscritos puderam fazer comentários, relatos no chat ao vivo do youtube da FASAP, e, ao final, teceram elogios aos palestrantes e sobre o evento promovido pela Instituição.

Destaca-se que a mediação ocorreu por conta da professora Karine Bastos, e contou com a participação das Coordenadoras da FASAP, Ofélia Machado Mansur (Curso de Licenciatura em Educação Física) e Ana Lúcia Rodrigues de Barros (Curso de Psicologia), que apresentaram os palestrantes.

O evento foi on-line e gratuito, com expressiva participação dos alunos do Curso, bem como do público externo, totalizando um público de, aproximadamente, 300 pessoas on-line no evento.