I MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES DIREITO FASAP

I MOSTRA DE PROJETOS INTEGRADORES DIREITO FASAP

A disciplina “Projeto Integrador” é uma atividade interdisciplinar proposta aos estudantes, com parte da carga horária em sala de aula e, a outra parte, para atividades de construção, pesquisa de campo -quando houver- pesquisas diversas, entre outros.

O foco principal do Projeto Integrador (PI) é oportunizar aos alunos(as) o desenvolvimento de um entendimento dos conceitos teóricos adquiridos através dos conteúdos programáticos ministrados em sala de aula, em torno de uma atividade interdisciplinar prática. Dessa forma, configura-se como movimento puramente de articulação entre a teoria ministrada na sala de aula e a aplicação prática associada a essa teoria. Trata-se de um trabalho semestral, interdisciplinar e cooperativo.

Assim, considerando que o Projeto Integrador é uma proposta de aproximação dos estudantes a prática através da resolução de desafios reais, organizamos a “I Mostra de Projetos Integradores Direito FASAP” para apresentação dos trabalhos desenvolvidos no Curso de Direito, nas turmas do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º períodos.

O evento foi realizado nos dias 07 e 08/06/2021. Na ocasião, os(as) alunos(as) das disciplinas de Projeto Integrador I e III, conduzidas pela Professora Carina S. Abreu Souza, apresentaram uma síntese dos trabalhos confeccionados ao longo do semestre, expondo os principais pontos da pesquisa, além de trazerem um caso real sobre o tema exposto.

Destaca-se que a apresentação, além de ser uma importante forma de praticar a oralidade e a exposição de ideias, é parte da avaliação da disciplina e compõe também parte da nota da P2.

Na ocasião do evento, os professores Karine Bastos, Leonardo Bifano e Giordano Barreto atuaram como avaliadores das apresentações, trazendo importantes considerações, dicas e informações aos alunos quanto à pesquisa e à apresentação. Além disso, os docentes reforçarem a importância do evento para a vida acadêmica dos alunos.

O evento foi on-line e gratuito e contou com expressiva participação dos alunos das turmas de 1º a 5º período, que puderam, além de apresentar os trabalhos, aprender e conhecer temas dos mais variados tipos, constituindo-se em grande oportunidade de aprendizado.