Estágio | Fasap
top of page

Apresentação:

Estágio Supervisionado é o conjunto de atividades de ensino-aprendizagem, proporcionadas ao aluno pela participação em situações reais de vida e trabalho. Realizado em instituições públicas, privadas, filantrópicas, ONG´S, movimentos sociais, áreas e/ou programas de ensino, pesquisa e extensão, que preencham os requisitos indispensáveis para uma complementação educacional compatível com as necessidades do mercado de trabalho.

 

Os estágios curriculares são regidos pela Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008, onde dispõe claramente sobre os direitos e obrigações das Instituições de Ensino, do aluno Estagiário e da Unidade Concedente, além de outros provimentos.

 

Conforme determinação das diretrizes curriculares, modalidade, projeto pedagógico e área de ensino, o estágio poderá ser obrigatório (Curricular) ou não-obrigatório (Extracurricular).

 

O Estágio Curricular, ou seja, obrigatório, é aquele definido no plano curricular de cada curso, sendo atividade obrigatória para a obtenção do grau respectivo.

 

O Estágio Extracurricular, ou seja, não-obrigatório, é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, podendo ser realizado a partir do 1º período do curso, onde o discente terá a oportunidade de adquirir experiência profissional e horas de atividade complementar.

Ainda em acordo com a referida Lei, em seu Art. 3º, o estágio, seja obrigatório ou não, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos:

I – matrícula e freqüência regular do educando;

II – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; 

III – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. 

           

Com a Política de Estágio Supervisionado, a FASAP visa propiciar um campo de experiências e conhecimentos que venha possibilitar a articulação teórico-prática e estimular a inquietação intelectual de seus acadêmicos. Na sua prática, deve possibilitar o desenvolvimento de habilidades, hábitos e atitudes pertinentes e necessárias à aquisição de novas competências profissionais; incentivar o interesse pela pesquisa e pelo ensino, bases destas novas competências. Neste sentido, estará colaborando para o exercício do papel profissional e da cidadania plena, por criar um espaço de transição entre a vida acadêmica e a vida profissional, atenuando o impacto dessa transformação, base de emancipação e autonomia.

 

A Coordenadoria de Estágio é o órgão da FASAP responsável pelos procedimentos burocráticos das atividades de estágio, tomando providências quanto aos documentos jurídicos indispensáveis, fornecendo, recebendo e gerenciando os documentos necessários à sua realização.

 

Em cada curso, cabe à Supervisão de Estágios (Professor) acompanhar as atividades obrigatórias ao desenvolvimento do estágio, como orientação, complementação de ensino e avaliação.

CONFIRA ABAIXO A LISTA DE DOWNLOADS DISPONÍVEIS:

Regulamento do Estágio Curricular

Manual do Estagiário (Administração)

Manual do Estagiário (Ed. Física)

Manual do Estagiário (Direito)

Manual do Estagiário (Enfermagem)

 

Manual do Estagiário (Engenharia Civil)

Manual do Estagiário (Psicologia)

Regulamento de Estágio da Prática Jurídica

Convênio para Estágios

Plano de Atividades de Estágio 

Termo de Ciência

Termo de Compromisso de Estágio

bottom of page