Dezembro Vermelho: Mês de conscientização e luta contra AIDS e outras doenças sexualmente transm.

O último evento do ano realizado pelo 9º período de enfermagem ocorreu no dia 11/12/2020 (sexta-feira), das 19h00 às 20:30h. Os próprios alunos do curso de enfermagem se reuniram em uma roda de conversa para falar sobre o HIV/AIDS, seus aspectos sociais, tratamentos, evolução histórica e importância da enfermagem como atores essenciais na promoção e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e principalmente sobre o impacto do SUS na vida dos brasileiros, pois o mesmo oferece todos os medicamentos e tratamentos de forma gratuita e integral aos pacientes soropositivos. Os alunos mostraram muito domínio do assunto e bastante segurança e clareza ao se apresentar. Além do tema principal do evento, outros assuntos vieram à tona, como doenças oportunistas associadas a doenças imunodepressoras e também sobre a pandemia e como a covid19 pode afetar as pessoas que (con)vivem com o HIV. Eles contaram com a contribuição mais que especial da então Secretária Municipal de Saúde de Miracema, Vanessa Gutterres que também é professora e supervisora do estágio supervisionado I. O evento foi online através da plataforma de streaming “zoom meetings” e também contou com a participação dos alunos de outros períodos de enfermagem da nossa instituição.