Qualidade de vida não inclui o uso do tabaco
top of page
  • Foto do escritorti fasap

Qualidade de vida não inclui o uso do tabaco

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte e adoecimento evitável em todo o mundo. O fumante fica dependente da nicotina, considerada uma droga poderosa que atua no sistema nervoso central. Quase 6 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do tabaco. Pelo menos 600 mil são fumantes passivos, ou seja, convivem com fumantes. Por isso é importante conscientizar a população que o tabagismo é uma doença crônica, mas que possui tratamento.

Pesquisas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco maior de adoecer de câncer de pulmão, infarto agudo do miocárdio, bronquite crônica e enfisema pulmonar, além de acidente vascular encefálico.

Acreditando que a informação contribui para a emancipação dos sujeitos, e que a prevenção é o conjunto de ações que visam assegurar melhor qualidade de vida para a população,  os alunos do 10º período do Bacharelado em Enfermagem, desenvolveram ações que englobam estratégias de comunicação, com ênfase nos fatores de proteção, entre outros, para sensibilizar os cidadãos no município de Santo Antônio de Pádua para o controle do tabagismo. Os eventos ocorreram na recepção da Faculdade e na Praça Pereira Lima, durante o mês de setembro.

Ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros são os mais difíceis, porém, as dificuldades tendem a diminuir a cada dia. Apesar de ser significativo o número de fumantes que desejam parar de fumar, apenas 3% conseguem, a cada ano, sem ajuda profissional. O apoio da família e amigos nesse processo é fundamental para que o resultado seja positivo. Por se tratar de uma dependência, a dificuldade do fumante não se limita apenas ter força de vontade. É preciso ir além e conseguir combater as mudanças orgânicas causadas pelo cigarro no organismo. O tratamento vai ser direcionado pelo profissional de saúde conforme o grau de dependência ao tabaco.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page